Algo interessante que vi ao brincar com os números. O primeiro conjunto de rodas era 245/40-18. O 2º conjunto era 215/45-17. Eu inseri esses números em
Miata Tire Calculator. Ele apresenta uma diferença de -4,3%. Então multipliquei esse número por dois e obtive uma diferença de -8,6% (não consigo me lembrar por que fiz isso. Sou péssimo em matemática). Então multipliquei -8,6% pelo whp (283 whp X 0,086) e cheguei a 24,338 whp. Eu estava pensando que essa diferença de potência deveria ser a diferença entre as rodas antigas e as novas, apenas com base no tamanho da roda. Quando você adiciona 24,338 whp a 283 whp (24,338 + 283 whp), o novo número é
307,338 whp. Nosso novo número. Estou adotando a mesma abordagem no Civic de 10ª geração que tenho agora. As rodas originais são 215/50-17. Minhas rodas novas são 225/50-15. Essa é uma diferença de -6,3%. -6,3% X 2 = -12,6%. Minha potência original é 174 cv. 174 cv X 12,6% (174 X 0,126) é igual a 21,924 cv. Então eu adiciono 21,924 cv a 174 cv (174 + 21,924 cv) é igual a
195,924 cv. Estou esperando que minhas rodas me coloquem no mesmo nível do novo Si em termos de potência. O peso da roda antiga é de cerca de 50 libras. O peso da roda nova é de 36,6 libras. Uma redução de peso de 13,4 libras por roda. Isso sem contar os rotores que estou recebendo, que espero que também sejam um pouco mais leves. Essa é minha matemática bullshi*, mas eu gosto de fazer isso para justificar minha compra. Continue! :wigglesmiley: